(Revogada pela Resolução CoPGr 8560/2024)
(Altera a Resolução CoPGr 7861/2019)
Altera dispositivos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos – IQSC.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais e de acordo com a aprovação da Câmara de Normas e Recursos do Conselho de Pós-Graduação, em sessão de 16/02/2022, baixa a seguinte
RESOLUÇÃO:
Artigo 1º – Os itens V.1.3, V.1.4, VII.2.4, VII.3.4, XI e XV.1 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Química, baixado pela Resolução CoPGr 7861, de 25/10/2019, passam a ter a redação conforme o anexo.
Artigo 2º – Os alunos regularmente matriculados terão o prazo de 90 (noventa) dias para optar ou não por este Regulamento, a partir da data de sua publicação.
Artigo 3º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Artigo 4º – Ficam revogadas as disposições em contrário (Processo 2009.1.3754.1.4).
Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 08 de março de 2022.
NIELS OLSEN SARAIVA CÂMARA
Pró-reitor Adjunto de Pós-graduação
MARINA GALLOTTINI
Secretária Geral
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
QUÍMICA – IQSC:
V – LÍNGUA ESTRANGEIRA
V.1.3 Para o curso de Mestrado, exige-se a comprovação de proficiência em inglês, cuja pontuação mínima para aprovação é apresentada na seguinte tabela:
TEAP | TOEFL IBT | TOEFL ITP | IELTS | EF SET |
50 |
36 |
420 |
4,5 |
45 |
V.1.4 Para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto, exige-se a comprovação de proficiência em inglês, cuja pontuação mínima para aprovação é apresentada na seguinte tabela:
WAP | TOEFL IBT | TOEFL ITP | IELTS | Cambridge Exam | EF SET |
50 |
79 |
550 |
6,0 |
CAE
B2 |
51 |
VII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)
VII.2.4 A monografia deverá ser entregue na secretaria do programa de Pós-Graduação, em mídia digital (arquivo pdf), através de formulário eletrônico específico, por ocasião da inscrição do aluno no referido exame, juntamente com a comprovação de participação em 10 (dez) seminários institucionais, internos ou externos ao IQSC, no período compreendido entre a data da primeira matrícula e a data da inscrição no exame de qualificação.
VII.3.4 A monografia deverá ser entregue na secretaria do programa de Pós-Graduação, em mídia digital (arquivo pdf), através de formulário eletrônico específico, por ocasião da inscrição do aluno no referido exame, juntamente com a comprovação de participação em 15 (quinze) seminários institucionais, internos ou externos ao IQSC e mais 01 (um) apresentado pelo aluno, no período compreendido entre a data da primeira matrícula e a data da inscrição no exame de qualificação.
XI – PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE
XI.1 Formato das Dissertações de Mestrado
O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação. A estrutura da dissertação de mestrado é definida pela publicação atualizada “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet, e deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados e Discussões;
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros (opcional);
– Bibliografia;
– Anexos (opcional);
– Apêndices (opcional).
XI.2 Formato das Teses de Doutorado
O trabalho final no curso de Doutorado será na forma de uma tese na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos.
A estrutura da tese de Doutorado é definida pela publicação atualizada “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet.
A tese no formato tradicional deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados e Discussões;
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros (opcional);
– Bibliografia;
– Anexos (opcional);
– Apêndices (opcional).
A tese de Doutorado na forma de coletânea de artigos deverá ter ao menos dois artigos publicados e/ou aceitos em revista indexada. Resultados adicionais não publicados poderão ser incluídos em capítulos adicionais da tese. Neste caso, o autor deverá apresentar anuência das editoras para a publicação de cada um destes artigos na tese. Após o capítulo de introdução, o autor deverá incluir um capítulo descrevendo a relação entre os artigos presentes no corpo da tese e o projeto de Doutorado ou Doutorado Direto. Capítulos na forma tradicional e na forma de artigos poderão ser combinados de forma a produzir uma tese de Doutorado com estrutura coerente.
O depósito do exemplar eletrônico, em formato pdf, será efetuado pelo(a) candidato(a) através do depósito digital disponível no sistema Janus até o último dia do prazo regimental. O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa.
Juntamente com o depósito eletrônico, o aluno do curso de Mestrado deverá entregar a comprovação de participação em 15 (quinze) seminários institucionais, internos ou externos ao IQSC.
Nos cursos de Doutorado e Doutorado Direto juntamente com o depósito eletrônico, o aluno deverá entregar a comprovação de participação em 25 (vinte e cinco) seminários institucionais, internos ou externos ao IQSC e mais 1 (um) apresentado pelo aluno.
XV – OUTRAS NORMAS
XV.1 Para comprovação dos seminários ou similares científicos assistidos e apresentados é obrigatória a entrega dos certificados de participação em mídia digital (arquivo pdf), através de formulário eletrônico específico, disponibilizado pelo Serviço de Pós-Graduação.