D.O.E.: 07/07/1989 Revogada

RESOLUÇÃO Nº 3546, DE 05 DE JULHO DE 1989

(Perdeu o efeito)

(Retificada em 08.07.89)

Estabelece normas e dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas e pesos para o Concurso Vestibular de 1990 na Universidade de São Paulo e dá outras providências.

O Reitor da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais, e de acordo com o deliberado pelo Conselho Central de Graduação, em Sessões realizadas a 23 de maio, 13 e 26 de junho de 1989, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

Artigo 1º – O Concurso Vestibular compõe-se de  provas para avaliação dos conhecimentos comuns às diversas formas de educação do ensino fundamental e da aptidão intelectual do candidato para estudo superior.

Artigo 2º – O Concurso Vestibular estará aberto aos que houverem concluído ou estejam em vias de concluir o curso de segundo grau ou equivalente ou, ainda, cursos reconhecidos como de grau médio, bem como aos portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido, devidamente registrado.

Artigo 3º – A admissão à Universidade será feita mediante processo classificatório dos candidatos habilitados, com a aproveitamento até o limite das vagas fixadas para os diversos cursos.

Artigo 4º – O Concurso Vestibular será realizado em duas fases, sendo a primeira uma triagem com fundamento em conhecimentos gerais ou aptidões específicas e a segunda, a seleção de fato do aluno capacitado a seguir os cursos da Universidade de São Paulo.

§ 1º- O Concurso versará sobre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português e uma Língua Estrangeira (Inglês ou Francês).

§ 2º – Os programas das disciplinas a que se refere o parágrafo 1º deste artigo são os constantes da relação anexa, que fica fazendo parte desta Resolução.

§ 3º – Os cursos oferecidos serão agrupados em carreiras, de acordo com a Tabela de Carreiras e Pesos anexa, devendo o candidato inscrever-se numa única carreira.

Artigo 5º – Em todas as carreiras, exceto Música, a primeira fase será constituída de prova de conhecimentos gerais, sob a forma de testes de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, entendendo-se por conhecimentos gerais o conjunto de disciplinas que constituem o núcleo comum obrigatório do ensino de 2º grau, exceto Língua Estrangeira.

§ 1º – Em cada carreira, serão convocados para a segunda fase, as candidatos melhor classificados, em número igual a 4 vezes o número de vagas da carreira.

§ 2º- Para os candidatos à carreira de Música a primeira fase consistirá de prova especial de aptidão, que selecionará, para a segunda fase, até 80 candidatos com nota não inferior a 3.0.

§ 3º – A prova especial de aptidão para Música será realizada antes da primeira fase do Concurso Vestibular, de modo a possibilitar, no ato da inscrição, a opção por outra carreira daqueles candidatos que não atenderem o disposto no parágrafo anterior.

§ 4º – Observado o critério estabelecido nos parágrafos anteriores, ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira, serão admitidos, para a segunda fase, todos os candidatos nessa condição.

Artigo 6º – A segunda fase constituir-se-á de provas de natureza analítico-expositiva, visando avaliar o espírito crítico e criativo do candidato.

§ 1º – À disciplina de Português corresponderão duas provas, com notas independentes:

a) Redação;b) Gramática e Literatura.

§ 2º – A cada uma das demais disciplinas corresponderá uma prova.

§ 3º – A prova de Redação será eliminatória e terá peso 2 para fins de classificação. As demais provas serão oferecidas em dois níveis; nível 1 e nível 2, que cobrirão todo o programa, diferindo quanto à dificuldade e complexidade, conforme discriminado na Tabela de Carreiras e Pesos anexa.

§ 4º – Os pesos das provas serão: 1 para as provas de nível 1 e 2 para as provas de nível 2.

§ 5º – Para fins de classificação nas vagas, os candidatos deverão satisfazer, numa escala de zero a dez, as seguintes condições:

a) pelo menos nota 3.0 na prova de Redação;b) pelo menos média aritmética simples 3.0 nas demais provas;c) pelo menos nota 3.0 nas provas eliminatórias indicadas por asterisco na Tabela de Carreiras e Pesos anexa.

§ 6º – Serão realizadas, na segunda fase, provas especiais de aptidão para Arquitetura, Educação Física, Artes Cênicas e Artes Plásticas, que terão caráter classificatório, com peso 4.

§ 7º – A classificação dos candidatos não eliminados pelas critérios do parágrafo 5º deste artigo será feita pela ordem decrescente da média das notas padronizadas, ponderadas com os pesos correspondentes à carreira.

§ 8º – O desempate na segunda fase será feito, sucessivamente, por:

a) nota de Redação;b) média aritmética simples das notas das demais provas.

Artigo 7º – A realização do Concurso Vestibular da Universidade de São Paulo, correspondente a 1990, ficará a cargo da Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST.

Parágrafo único – A FUVEST caberá a responsabilidade de divulgar, com a necessária antecedência, as datas e locais de realização das provas e bem assim todas as informações relacionadas ao Concurso Vestibular.

Artigo 8º – A inscrição ao Concurso Vestibular será feita mediante apresentação, pelo candidato, do original de sua cédula de identidade.

Parágrafo único – No ato da inscrição, os candidatos nascidos a partir de 01 de janeiro de 1974 deverão apresentar atestado que comprove a conclusão da 2ª série do 2º grau.

Artigo 9º – No ato de inscrever-se ao Concurso Vestibular o candidato optará:

a) pela carreira a que deseja se dedicar;b) dentro da carreira escolhida, pelos cursos em que pretende ingressar, obedecida a ordem de preferência;c) pelo curso diurno ou noturno, se entre suas preferências incluir-se estabelecimento que mantenha os dois turnos;d) pelo exame de Inglês ou Francês.

Parágrafo único – É expressamente vedada ao candidato efetuar mais de uma inscrição ao Concurso Vestibular, sob pena de serem anuladas todas.

Artigo 10 – A taxa de inscrição será fixada pela FUVEST, depois de ouvido o Conselho Central de Graduação.

Artigo 11 – Os resultados do Concurso Vestibular são válidos, apenas, para o período letivo imediatamente subseqüente à sua realização, não sendo necessária a guarda da documentação dos candidatos por prazo superior ao término do respectivo período letivo.

Artigo 12 – As vagas porventura remanescentes após a chamada de todos os optantes poderão ser preenchidas por reopção, ou mediante a realização de um 2º Vestibular, a juízo do Conselho Central de Graduação, aberta aos candidatos não matriculados.

Artigo 13 – A matrícula dos candidatos classificados, para admissão aos Cursos de Graduação da USP, dependerá, necessariamente, de apresentação de:

a)prova de conclusão de um dos cursos referidos no artigo 2º e respectivo histórica escolar (duas cópias);b) cédula de identidade (duas cópias);c) duas fotos 3X4, datadas, com menos de um ano.

§ 1º – A entrega dos documentos mencionados nas alíneas a) e b) deste artigo deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original.

§ 2º – A matrícula feita por procuração deverá ser confirmada pessoalmente pelo candidato, em data a ser fixada no Calendário Escolar da Universidade de São Paulo correspondente a 1990.

Artigo 14 – O candidato que, dentro do prazo destinado à matrícula, não completar a prova exigida pelo artigo 13 não poderá matricular-se na USP, nem terão qualquer eficácia as notas ou a classificação que lhe houverem sido atribuídas nas provas do Concurso Vestibular.

Artigo 15 – É expressamente vedada, em qualquer hipótese, a permuta de vagas ou períodos entre candidatos classificados no Concurso Vestibular, ainda que se trate de cursos Diurno e Noturno da mesma Unidade Universitária.

Artigo 16 – O aluno já matriculado em Curso da USP e que, em virtude de aprovação no Concurso Vestibular a que se refere esta Resolução, efetue matrícula em novo Curso desta mesma Universidade, será automaticamente desligado do anterior, sendo vedada a realização simultânea de ambos.

§ 1º – Se o aluno já estiver realizando mais de um curso na USP, a matrícula no novo curso implica o desligamento automático dos demais.

§ 2º – Não será permitida a matrícula ao aluno que ingressar no mesmo Curso que já vinha realizando na mesma Unidade, excetuados os casos de alunos que pretendam mudança de turma.

Artigo 17 – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

JOSÉ GOLDEMBERG
Reitor

ANGELA MARIA M. B. DE MIRANDA E SILVA
Secretária Geral


ANEXO I

TABELA DE CARREIRAS E PESOS

Legenda:

P – Português (Gram/Lit)
LE – Língua Estrangeira
M – Matemática
F – Física
Q – Química
B – Biologia
H – História
G – Geografia
A – Aptidão

 

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CARREIRAS

RESPECTIVOS  PESOS

 – Engenharias – São Paulo(Civil, Elétrica, Mecânica, Automação e Sistemas, Metalúrgica, Minas, Naval, Produção e Química); Matemática – S.Paulo (Bacharelados) e Ciência da Computação – São Paulo.

P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Engenharias – Cubatão  (de Computação, Produção e Química) P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Matemática – São Paulo  (Licenciatura) P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Matemática – São Carlos P(2), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Computação  –  São Carlos P(2*), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Engenharia Civil  –  São Carlos P(2), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Engenharias  –  São Carlos (Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica) P(2), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Física – São Paulo e São Carlos P(2), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Geologia P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Meteorologia e Geofísica P(1), LE(1), M(2), F(2*),
Q(1),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Química – São Paulo e São Carlos P(2), LE(1), M(2*), F(2),
Q(2),B(2),H(1),G(1),A(-)
 – Química – Ribeirão Preto P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2*),B(2),H(1),G(1),A(-)

 

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CARREIRAS

RESPECTIVOS  PESOS

 – Ciências Biológicas – São Paulo P(1), LE(1), M(2), F(2),Q(2*),
B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Ciências Biológicas – Ribeirão Preto P(2*), LE(1), M(2), F(2),Q(2*),
B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Medicina – São Paulo e Rib. Preto; Ciências Biológ. Mod. Médica (Ribeirão Preto) P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Educação Física P(2*), LE(1), M(2), F(1),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(4)
 – Enfermagem – São Paulo P(1), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1*),H(1),G(1),A(-)
 – Enfermagem – Ribeirão Preto P(1), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1*),H(1),G(1),A(-)
 – Engenharia Agronômica P(1), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Engenharia Florestal P(1), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Farmácia-Bioquímica – São Paulo P(2), LE(1), M(2), F(2),Q(2*),
B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Farmácia-Bioquímica – Ribeirão Preto P(2), LE(1), M(2), F(2),Q(2*),
B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Fisioterapia P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Fonoaudiologia – São Paulo P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Fonoaudiologia – Bauru P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Medicina Veterinária P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Nutrição P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2*),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Odontologia – São Paulo P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2),H(1),G(1),A(-)
 – Odontologia – Ribeirão Preto P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Odontologia – Bauru P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Psicologia – São Paulo P(2*), LE(1), M(2), F(1),
Q(1),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Psicologia – Ribeirão Preto P(2), LE(1), M(2), F(1),
Q(1),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Terapia Ocupacional P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)
 – Zootecnia P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(2),B(2*),H(1),G(1),A(-)

ÁREA  DE  HUMANIDADES

CARREIRAS

RESPECTIVOS  PESOS

 Artes Cênicas (Bacharelado) P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(4)
 – Artes Cênicas (Licenciatura) P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(4)
 – Artes Plásticas P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(4)
 – Música P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(4)
 – Cinema P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Editoração P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Jornalismo P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Publicidade e Propaganda P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Relações Públicas P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Biblioteconomia P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Turismo P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Arquitetura – São Paulo P(2*), LE(1), M(2), F(2),
Q(1),B(1),H(2*),G(1),A(4)
 – Arquitetura – São Carlos P(2), LE(1), M(2), F(2),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(4)
 – Administração P(2), LE(1), M(2*), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Ciências Contábeis P(2), LE(1), M(2*), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Economia P(2), LE(1), M(2*), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2),A(-)
 – Direito P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(-)
 – Ciências Sociais P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(-)
 – Filosofia P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(-)
 – Geografia P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2),G(2*),A(-)
 – História P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(-)
 – Letras (Português, Latim, Grego, Alemão, Francês, Espanhol, Inglês, Italiano, Russo, Japonês, Árabe, Armênio, Chinês, Hebraico e Lingüística) P(2*), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(2*),G(2),A(-)
 – Economia Doméstica P(1), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(1),H(1),G(1),A(-)
 – Pedagogia P(2), LE(1), M(1), F(1),
Q(1),B(2),H(2),G(2),A(-)

 


ANEXO II

PROGRAMAS

Programas a que se refere o parágrafo 2º do artigo 4º da Resolução nº 3546, de 5 de Julho de 1989.

MATEMÁTICA

1 – Conjuntos Numéricos

1.1 – Números naturais e números inteiros: indução finita, divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum , decomposição em fatores primos.

1.2 – Números racionais e noção elementar de números reais: operações e propriedades, relação de ordem, valor absoluto, desigualdades.

1.3 – Números complexos: representação e operações nas formas algébrica e trigonométrica, raízes da unidade.

1.4 – Seqüências, progressões aritméticas, progressões geométricas, noção de limite de uma seqüência, noções de de série e convergência, soma da série geométrica, representação decimal de um número real.

2 – Polinômios

2.1 – Polinômios: conceito, grau e propriedades fundamentais, operações, divisão de um polinômio por um binômio da forma (x – a).

3 – Equações Algébricas

3.1 – Equações algébricas: definição, conceito de raiz, multiplicidade de raízes. Número de raízes de uma equação.

3.2 – Relações entre coeficientes e raízes. Raízes múltiplas, racionais, reais e complexas.

4 – Combinatória e Probabilidade

4.1 – Problemas de contagem.

4.2 – Arranjos, permutações e combinações.

4.3 – Binômio de Newton.

4.4 – Probabilidade: noção e distribuição de probabilidades, probabilidade condicional e eventos independentes.

4.5 – Noções de Estatística: distribuição de freqüência (média e mediana), medidas de dispersão (variância e desvio padrão).

5 – Sistemas Lineares

5.1 – Sistemas lineares: resolução e discussão.

5.2 – Matrizes: operações e aplicações a sistemas lineares.

5.3 – Determinante: propriedades. Sistemas de Cramer.

6 – Geometria Analítica

6.1 – Utilização de coordenadas cartesianas para resolução de problemas geométricos simples na reta e no plano.

6.2 – Representação analítica de lugares geométricos: retas, circunferências e demais cônicas, regiões simples. Posições relativas.

6.3 –  Distância (entre dois pontos e de ponto a reta), perpendicularismo e áreas.

7 – Funções

7.1 – Noção de função. Gráficos. Funções crescentes e funções decrescentes. Máximos e mínimos.

7.2 – Funções lineares, afins e quadráticas.

7.3 – Composição e inversão de funções.

7.4 – Noção de limite e continuidade.

7.5 – Funções exponenciais e logarítmicas. Propriedades.

7.6 – Equações e inequações exponenciais e logarítmicas.

8 – Trigonometria

8.1 – Arcos e ângulos: medida, relações entre arcos.

8.2 – Funções trigonométricas: periodicidade, cálculo dos valores em π/6, π/4 e π/3, gráficos. Arcsen e arctg.

8.3 – Fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformações de soma de funções trigonométricas em produtos.

8.4 – Equações e inequações trigonométricas.

8.5 – Lei dos senos e dos co-senos. Resolução de triângulos.

9 – Geometria

9.1 – Figuras geométricas planas: retas, paralelismo, perpendicularismo, semi-retas, segmentos, ângulos, polígonos, circunferência, círculo.

9.2 – Relações métricas nos triângulos, polígonos, polígonos regulares, circunferência e círculo

9.3 – Áreas de polígonos, círculos e partes do círculo.

9.4 – Figuras geométricas espaciais: retas e planos, paralelismo, perpendicularismo, ângulos diédricos e poliédricos, poliedros e poliedros regulares.

9.5 – Prismas, pirâmides, cilindros, cones e respectivos troncos: cálculo de áreas e volumes.

9.6 – Esfera, superfície esférica e partes da esfera: cálculo de áreas e volumes.

9.7 – Semelhança e homotetia de figuras planas: o caso particular da semelhança de triângulos. Semelhança e homotetia de figuras espaciais: razões entre comprimento, áreas e volumes.

9.8 – Construções Geométricas com régua e compasso.

9.9 – Secções cônicas.

10 – Noções de Cálculo.

10.1 – O significado da derivada: taxa de variação, reta tangente e velocidade. Cálculo da derivada de algumas funções elementares.

10.2 – Derivadas, construção e interpretação de gráficos, problemas simples de máximos e mínimos.

10.3 – O significado da Integral.

10.4 – A relação entre a integral e a Derivada. Cálculo da integral  de algumas funções elementares.

10.5 – Alguns exemplos simples da utilização de integrais no cálculo de áreas e volumes.

 

FÍSICA

As provas de Física procurarão avaliar a compreensão que os candidatos têm dos tópicos do programa e sua capacidade de manipular os conceitos fundamentais aplicando-os preferencialmente a casos concretos relacionados com resultados de experiências de laboratório ou de situações de vida cotidiana. Procurar-se-á valorizar a capacidade de raciocínio dos candidatos evitando-se a exigência da simples memorização de fórmulas. O candidato deverá conhecer os aspectos fundamentais do programa tendo noções de como se processam as medidas das grandezas físicas envolvidas. Deverá conhecer as unidades do Sistema Internacional (SI) de uso corrente no país bem como as dimensões das grandezas utilizadas.
Na resolução das questões poderão ser exigidas manipulações matemáticas e construção e interpretação de gráficos.

I – Mecânica

1 – Cinemática.

1.1 – Velocidade escalar média e velocidade escalar instantânea.

1.2 – Aceleração escalar média e aceleração escalar instantânea.

1.3 – Representação gráfica, em função do tempo do deslocamento, velocidade e aceleração de um corpo.

1.4 – Velocidade e aceleração vetorial média e velocidade e aceleração vetorial instantânea e suas representações gráficas.

1.5 – Os movimentos uniforme e uniformemente variados. Movimentos retilíneos e curvilíneos.

1.6 – Movimentos circular e uniforme: velocidade angular, período, freqüência. Aceleração normal e sua relação com a velocidade e o raio.

1.7 – Movimento harmônico simples (MHS). Relação entre MHS e movimento circular uniforme. Equação do deslocamento. Velocidade e Aceleração. Relação entre deslocamento e Aceleração (MHS).

2. Movimento e as Leis de Newton.

2.1 – Movimento de um corpo sob a ação de uma força.

2.2 – Relação matemática entre a aceleração do corpo e a força que atua sobre ele: massa inercial.

2.3 – Composição vetorial de forças que atuam sobre um corpo.

2.4 – Lei da ação e reação.

2.5 – Sistemas de referência. Referências inerciais e não inerciais.

3. Gravitação.

3.1 – Peso de um corpo.

3.2 – Aceleração da Gravidade.

3.3 – Equação de movimento de um projétil a partir de seus deslocamentos horizontais e verticais.

3.4 – Lei da atração gravitacional de Newton e sua verificação experimental – Sistema Solar.

4. Quantidade de movimento (momento) e sua conservação.

4.1 – Impulso de uma força.

4.2 – Quantidade de movimento de uma partícula e de um corpo ou sistema de partículas.

4.3 – Conceitos vetoriais de impulso de uma força e quantidade de movimento de um corpo.

4.4 – Lei da conservação da quantidade de movimento de um sistema isolado de partículas.

4.5 – Centro de massa de um sistema e movimento do centro de massa.

5. Trabalho e energia cinética. Energia potencial.

5.1 – Trabalho de uma força constante. Interpretação de gráfico força versus deslocamento. Trabalho de uma força variável como uma soma de trabalhos elementares.

5.2 – O trabalho da força peso: trajetória retilínea. Trabalho da força de reação normal. Trabalho do peso em trajetória qualquer.

5.3 – O Teorema do trabalho e energia cinemática.

5.4 – Noção de campo de força. Forças conservativas. Trabalho de forças conservativas. Energia potencial.

5.5 – O Teorema da conservação da energia mecânica. Caso do campo da força peso (constante).

5.6 – Trabalho da força elástica e seu cálculo através de interpretações no gráfico, força versus deslocamento.

5.7 – Trabalho da força de atrito.

5.8 – Potência.

6. Estudos líquidos.

6.1 – Pressão de um líquido.

6.2 – Variação da pressão num líquido em repouso.

6.3 – Princípio de Pascal.

6.4 – Princípio de Arquimedes.

II – Termologia

7. Termologia.

7.1 – Temperatura e Lei zero da Termodinâmica.

7.2 – Termômetros e escalas termométricas.

7.3 – Calor como energia em trânsito.

7.4 – Dilatação Térmica. Condução de calor.

7.5 – Calor específico de sólidos e líquidos.

7.6 – Leis dos Gases – Transformações isobáricas, isovolumétricas e isotérmicas.

7.7 – Gás perfeito – Lei dos gases perfeitos.

7.8 – Trabalho realizado por gás em expansão.

7.9 – Calores específicos dos gases a volume constante e a pressão constante.

7.10 – A experiência de Joule e o 1º princípio da Termodinâmica.

III – Ópticas e Ondas.

8. Reflexão e formação de imagens.

8.1 – Trajetória de um raio de luz em meio homogêneo.

8.2 – Luz e penumbra.

8.3 – Leis da reflexão da luz e sua verificação experimental.

8.4 – Espelhos planos e esféricos.

8.5 – Imagens reais e virtuais.

9. Refração e dispersão da luz.

9.1 – Fenômeno da refração.

9.2 – Lei Snell e índice de refração absoluto e relativo.

9.3 – Reversibilidade de percurso.

9.4 – Lâmina de faces paralelas.

9.5 – Prismas.

10. Lentes e instrumentos ópticos.

10.1 – Lentes delgadas.

10.2 – Imagens reais e virtuais.

10.3 – Equação das lentes delgadas.

10.4 – Convergências de uma lente. Dioptria.

10.5 – O olho humano.

10.6 – Instrumentos: microscópio, telescópio de reflexão, lunetas terrestres e astronômicas, projetores de imagens e máquina fotográfica.

11. Pulsos e ondas; luz e som.

11.1 – Propagação de um pulso em meios unidimensionais, velocidade de propagação.

11.2 – Superposição de pulsos.

11.3 – Reflexão e transmissão.

11.4 – Ondas planas e circulares: reflexão, refração, difração, interferência e polarização.

11.5 – Ondas estacionárias.

11.6 – Caráter ondulatório da luz.

11.7 – Caráter ondulatório do som.

11.8 – Qualidade do som.

IV. Eletricidade.

12. Eletrostática.

12.1 – Carga elétrica e sua conservação.

12.2 – Lei de Coulomb.

12.3 – Indução eletrostática.

12.4 – Campo eletrostático.

12.5 – A quantização da carga.

12.6 – Potencial eletrostático e diferença de potencial.

12.7 – Unidade de carga, campo elétrico e de potencial elétrico.

13. Energia no campo elétrico e movimento de cargas.

13.1 – Corrente elétrica.

13.2 – Resistência e resistividade; variação com a temperatura.

13.3 – Conservação de energia e força eletro-motriz.

13.4 – Relação entre corrente elétrica e diferença de potencial aplicada. Condutores ohmicos.

13.5 – Circuitos e dissipação de energia em resistores. Potência elétrica.

14. Campo magnético.

14.1 – Campo magnético de correntes e ímãs. Vetor indução magnética.

14.2 – Lei de Ampere.

14.3 – Campo magnético de uma corrente num condutor retilíneo e solenóide.

14.4 – Forças atuantes sobre cargas elétricas com movimentos em campos magnéticos.

14.5 – Forças magnéticas atuantes em condutores elétricos percorridos por corrente: definição de Ampere.

14.6 – Noções sobre propriedades magnéticas da matéria.

15. Indução eletromagnética e radiação eletromagnética.

15.1 – Corrente induzida devido ao movimento relativo do condutor em campos magnéticos.

15.2 – Fluxo magnético, indução eletromagnética.

15.3 – Sentido da corrente induzida (lei de Lentz).

15.4 – Campos magnéticos e variação de fluxo elétrico (Noções).

16. Medidas elétricas.

16.1 – Princípio de funcionamento de medidores de intensidade de corrente, diferença de potencial e de resistência.

QUÍMICA

1. Atividade Científica.

1.1 – Observação e descrição de fenômenos.

1.2 – Interpretação de modelos.

1.3 – Imprecisão de medidas.

1.4 – Aparelhagem básica utilizada no laboratório de Química.

2. Substâncias Puras.

2.1 – Ocorrências na natureza.

2.2 – Processos usuais de purificação.

2.3 – Símbolos e fórmulas na representação de átomos e moléculas.

2.4 – Alotropia.

2.5 – Massas atômicas e moleculares.

2.6 – Número de Avogadro (mol).

3. Estudo geral dos gases.

3.1 – Pressão, volume, temperatura e número de moles (lei de Boyle, lei de Gay-Lussac, princípio de Avogadro).

3.2 – Misturas gasosas – pressão parcial (lei de Dalton).

4. Estudo Geral dos líquidos e dos sólidos.

4.1 – Caracterização do estado líquido e do estado sólido.

4.2 – Pressão de vapor de um líquido puro e de uma solução.

4.3 – Tipos e soluções. Soluções eletrolíticas e não eletrolíticas.

4.4 – Propriedades coligativas.

4.5 – Porcentagem, molaridade, molalidade e fração molar de soluções.

4.6 – O estado coloidal e sua associação com o cotidiano.

5. Estrutura dos átomos.

5.1 – Prótons, elétrons e nêutrons.

5.2 -. Número atômico, número de massa, isótopos.

5.3 – Energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade.

5.4 – Radioatividade, radioisótopos, meia-vida.

6. Tabela periódica.

6.1 – Posição dos elementos em função de suas estruturas eletrônicas.

6.2 – Variação de propriedades ao longo de períodos e famílias.

7. Ligação química.

7.1 – Ligações: covalente, iônica, metálica, por ponte de hidrogênio, de Van der Waals.

7.2 – Natureza da ligação e propriedades das substâncias.

7.3 – Polaridade e assimetria molecular.

8. Reações químicas.

8.1 – Conservação de átomos e de cargas nas reações químicas.

8.2 – Cálculos estequiométricos: leis ponderais e volumétricas das reações químicas.

8.3 – Fórmulas empíricas (mínimas) e fórmulas moleculares.

9. Cinética química.

9.1 – Reações químicas e colisões efetivas.

9.2 – Velocidade de reação e energia de ativação.

9.3 – Velocidade de uma reação: efeito do estado de agregação, concentração, da pressão, da temperatura e de catalisador.

10. Energia nas reações químicas.

10.1 – Reações exotérmicas e endotérmicas.

10.2 – Princípio da conservação de energia, Lei de Hess, Energia de ligação.

10.3 – Entalpia.

11. Reações reversíveis – aspectos gerais.

11.1 – Sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio.

11.2 – Sistema com reações simultâneas.

11.3 – Princípios de Le Chatelier.

12. Reações reversíveis – ácidos e bases.

12.1 – Conceitos de Arrhenius, Bronsted e Lewis.

12.2 – Força de um ácido e de uma base.

12.3 – Reações entre ácidos e bases.

12.4 – pH de soluções.

13 – Reações reversíveis em Sistemas hetereogêneos.

13.1 – Solubilidade, aspectos gerais.

13.2 – Produto de solubilidade.

14 – Óxido redução.

14.1 – Número de oxidação e reações de óxido-redução.

14.2 – Aplicação da tabela de potenciais de oxidação e redução. Pilhas.

14.3 – Eletrólise. Leis de Faraday.

14.4 – Eletrólise de soluções aquosas e de compostos fundidos.

15 – Química descritiva.

15.1 – Ferro, alumínio e cobre. Obtenção.

15.2 – Composição e propriedades de ligas metálicas: aço, latão e bronze.

15.3 – Elementos alcalinos e alcalinos-terrosos: propriedades comparativas.

15.4 – Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogêneos: fontes, métodos de obtenção e propriedades gerais.

15.5 – Amônia, cloreto de hidrogênio, ácido sulfúrico, ácido nítrico e hidróxido de sódio: obtenção e propriedades gerais.

16 – Compostos de carbono.

16.1 – Fórmulas moleculares, estruturais e de Lewis.

16.2 – Tipos de isomeria.

17 – Principais funções orgânicas.

17.1 – Fontes naturais de compostos orgânicos: petróleo, hulha e madeira.

17.2 – Hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, compostos halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados funcionais, aminas: nomenclatura, obtenção e propriedades.

17.3 – Hidratos de carbono, lipídios, proteínas e enzimas.

17.4 – Noções gerais sobre polímeros.

BIOLOGIA

A prova de Biologia pretende avaliar a capacidade de compreensão das idéias e conceitos básicos da Biologia e não a mera retenção de fatos. Pretende também verificar a capacidade de análise das contribuições da pesquisa biológica para a solução dos problemas da espécie humana e manutenção e restauração de equilíbrio ambiental.
Valoriza-se o potencial do aluno em aplicar seus conhecimentos em situações novas e de fazer uma análise crítica de Biologia como ciência considerando as implicações dessa atividade no seu cotidiano.

I. Citologia

1 – Citologia.

1.1 – Organização e diversidade das células.

1.2 – Células procariontes e eucariontes.

1.3 – Metabolismo Celular.

1.4 – Divisão e diferenciação da célula.

2 – Estrutura e Funções nos Seres Vivos.

2.1 – Caracterização e classificação de vírus, protista, monera, metazoa e metafita. Critérios de classificação dos seres vivos.

2.2 – Estudo comparativo dos sistemas de revestimento.

2.3 – Estudo comparativo dos sistemas de sustentação e locomoção.

2.4 – Estudo comparativo dos sistemas de nutrição e digestão.

2.5 – Estudo comparativo dos sistemas de trocas gasosas.

2.6 – Estudo comparativo dos sistemas de transporte.

2.7 – Estudo comparativo dos sistemas de excreção.

2.8 – Estudo comparativo dos processos de coordenação nervosa e hormonal.

2.9 – Estudo comparativo dos sistemas de reprodução.

2.10 – Noções fundamentais do desenvolvimento.

2.11 – Noções fundamentais de comportamento.

3 – Genética e Evolução.

3.1 – Genótipo e fenótipo.

3.2 – Mendelismo.

3.3 – Alelos Múltiplos.

3.4 – Interações gênicas; noções gerais de genética quantitativa.

3.5 – Teoria cromossômica da herança:

3.5.1 – Determinação genética do sexo e herança ligada ao sexo.

3.5.2 – Genes e cromossomos; ligação fatorial e recombinação.

3.5.3 – Princípios de construção de mapas genéticos.

3.6 – Natureza do material genético e mutação:

3.6.1 – Mutação e agentes mutagênicos.

3.6.2 – Estrutura dos ácidos nucléicos.

3.6.3 – Código genético.

3.6.4 – Síntese de proteínas.

3.7 – Evolução e genética de populações:

3.7.1 – Desenvolvimento histórico da teoria da evolução.

3.7.2 – Seleção em populações.

3.7.3 – Evolução na espécie humana.

3.7.4 – Especiação: isolamento reprodutivo.

4 – Ecologia.

4.1 – Relações entre os seres vivos:

4.1.1 – Cadeia e teia alimentar.

4.1.2 – Fluxo de energia.

4.1.3 – Ciclos biogeoquímicos.

  4.2 – Indivíduos, espécies e populações:

4.2.1 – Conceito de indivíduo, espécie e população.

4.2.2 – Características das populações.

4.2.3 – Influência de fatores bióticos e abióticos.

4.3 – Comunidades e ecossistemas:

4.3.1 – Conceito de comunidade e ecossistema.

4.3.2 – Tipos de comunidade e ecossistemas.

4.3.3 – Sucessão.

4.3.4 – Relações entre diversas populações de uma comunidade.

4.3.5 – Fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.

4.3.6 – Regiões fitogeográficas do Brasil.

4.4 – O homem e a Biosfera:

4.4.1 – Mecanismos de equilíbrio nos sistemas ecológicos.

4.4.2 – Poluição e seus efeitos.

4.4.3 – Necessidades alimentares do homem.

4.4.4 – Saúde e qualidade de vida.

4.4.5 – Possibilidades e limitações da Biotecnologia.

4.4.6 – Crescimento populacional.

PORTUGUÊS

1 – Gramática e Literatura.

1.1 –  A prova não se preocupa em medir especificamente o grau de conhecimento teórico que os candidatos possam ter do sistema lingüístico, com suas leis e nomenclatura científica. Por esse motivo, não há, nas questões formuladas, referência a tais problemas.
Contudo, é fundamental o domínio hábil e correto do versátil instrumento da comunicação que é a língua. Espera-se que o candidato seja capaz de ordenar logicamente o pensamento, de falar e escrever com clareza e correção, bem como de julgar da clareza e correção daquilo que ouve ou lê; de relacionar idéias e articular raciocínios; de captar inteligentemente o pensamento contido num texto, analisando as etapas do seu desenvolvimento para chegar a uma síntese final.
O que interessa, portanto, é avaliar a competência e o desempenho lingüístico do candidato, isto é, o seu conhecimento dos mecanismos básicos da linguagem e sua capacidade de utilizá-los e transformá-los conscientemente.
Em suma: o exame visa avaliar no candidato:

a) sua capacidade para grafar corretamente as palavras da língua;

b) a extensão de seu léxico (ativo e passivo).

c) o seu conhecimento das normas da língua, que possibilitam a construção de frases corretas e claras;

d) sensibilidade diante dos recursos estilísticos da língua que permitem uma expressão original, mais significativa e agradável;

e) senso de ritmo lógico da frase;

f) e, principalmente, a capacidade de compreender as idéias de um texto e, analisando-as, fazer sua própria síntese.

Quanto ao critério do que seja correto, o ponto de referência é a língua moderna no Brasil, em seu aspecto mais apurado (daquela de que são índices os grandes nomes da nossa literatura); e as questões, naturalmente, envolverão problemas relacionados com os seguintes itens da gramática normativa:

1 – Ortografia;

2 – Acentuação Gráfica;

3 – Pontuação;

4 – Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionais (preposição e conjunção), advérbio;

5 – Flexão nominal;

6 – Concordância nominal;

7 – Flexão verbal: número-pessoal e modo temporal;

8 – Concordância verbal;

9 – Formação da palavra: composição e derivação;

10 – Estrutura da frase portuguesa:

a) termos da oração;

b) coordenação e subordinação.

11 – Regência nominal e verbal;

12 – Colocação Pronominal;

13 – Sinonímia, polissemia, denotação, conotação;

14 – Recursos estilísticos (linguagem figurada);

15 – Tipos de discursos: narração, diálogo, descrição, dissertação.

1.2 – No que toca à literatura brasileira, também se obedecerá aos critérios que orientam o ensino da manifestação da cultura brasileira, no seu processo de formação e afirmação, das origens até hoje. Procurando desenvolver a capacidade de reflexão e a sensibilidade artística, o ensino da literatura é exercício de análise, interpretação e avaliação crítica. O estudo da literatura não deve reduzir-se à memorização de nomes, datas e minúcias biográficas. Interessa saber vê-la como um todo organizado e significativo. Espera-se do candidato conhecimento direto e razoavelmente aprofundado – dentro das limitações do seu grau de maturidade e de instrução – dos autores e obras mais representativas da literatura brasileira.

Obras sugeridas para leitura:,

Iracema, de José de Alencar;

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;

São Bernardo, de Graciliano Ramos;

Reunião (10 livros de poesia), de Carlos Drumond de Andrade;

Sagarana, de João Guimarães Rosa;

Estrela da vida Inteira, de Manuel Bandeira;

Fogo Morto, de José Lins do Rego.

1.3 – No que toca à literatura portuguesa, além de se observarem os preceitos que norteiam o ensino da literatura brasileira, dar-se-á ênfase ao fato de constituir-lhe as raízes históricas. Não só as duas literaturas estabeleceram intercâmbio profundo e persistente ao longo dos séculos XVI a XVIII, como posteriormente os autores brasileiros  recebiam influxo da literatura portuguesa, em conseqüência, aliás, do fato de nenhuma literatura desenvolver-se  insulada das outras, sobretudo em se tratando de literaturas expressas na mesma língua. A literatura portuguesa será entendida, por conseguinte, em função da literatura brasileira, com ela formando um organismo só, dando-se preferência aos autores e obras que colaboraram, juntamente com a literatura brasileira, para que o candidato ampliasse a consciência da realidade sócio-histórico-cultural que o circunda. Não se compreendendo a literatura brasileira sem o estudo de suas raízes européias, notadamente portuguesas, espera-se que o candidato possua de ambas o conhecimento que lhe permita integração mais adequada em seu ambiente e em seu passado histórico.

Obras sugeridas para leitura:

Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente;

Lírica, de Camões;

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco;

O Primo Basílio, de Eça de Queiroz;

Fernando Pessoa: ortônimo e heterônimos (antologia);

Sonetos, de Bocage;

Clépsidra, de Camilo Pessanha.

2 – Redação.

A prova constará de uma dissertação argumentativa, destinada a medir a capacidade que o candidato tem de entender, analisar e discutir um tema proposto. Uma vez entendido o tema, o candidato discorrerá sobre as propostas nele contidas e, à luz de seus conhecimentos e opiniões, enunciará suas conclusões. A avaliação da dissertação levará em conta os seguintes pontos:

– estrutura;

– coerência;

– vocabulário;

– clareza;

– correção de linguagem.

LÍNGUA INGLESA

O exame visa a verificar a capacidade de compreender textos autênticos em língua inglesa, com grau de dificuldade compatível com o ensino no 1º e 2º graus. Os textos abordarão temas da realidade política, econômica e cultural do mundo contemporâneo.

As questões terão por objetivo medir, em especial, a capacidade do candidato de inferir, de estabelecer referências e de estabelecer relações entre texto e contexto, inter-oracionais e inter-frásicas. Nesse particular serão tratados aspectos gerais pertinentes ao tema, à estrutura e propriedade dos textos. A partir dos textos deverão ser testados elementos lingüísticos relevantes à compreensão dos mesmos. Nesse sentido, poderão ser formuladas questões a partir de expressões e frases que sejam relevantes para a compreensão do texto.

LÍNGUA FRANCESA

O exame de língua francesa  visa primordialmente à verificação da compreensão de  textos atuais e autênticos, que podem ser literários, científicos, de divulgação, jornalísticos ou publicitários. Na medida de sua importância na compreensão dos textos em foco, testar-se-á também o reconhecimento do vocabulário assim como o de elementos gramaticais básicos: gênero, número, determinantes e substitutos nominais: modo, tempo, e aspectos verbais: afirmação, negação, interrogação, restrição, comparação; expressão das circunstâncias de tempo, modo, causa, hipótese, etc.

HISTÓRIA

O candidato, pelo aprendizado feito através das diversas disciplinas, constantes do currículo de segundo grau, terá formado um corpo de conhecimentos e adquirido uma capacidade de análise e interpretação, que devem ter resultado numa visão ampla do mundo em que vive.

No âmbito específico da prova de História, pretende-se verificar esses conhecimentos e a capacidade de análise e interpretação do candidato no campo das ciências humanas.

Daí o caráter dessa prova, muito mais preocupada com uma visão global e crítica, do que com o conhecimento estático, factual ou episódico da história.

A expectativa em relação ao desempenho do candidato na prova de História é a de que ele demonstre ser capaz de compreender  a ação do homem em seus diversos tempos e espaços históricos.

Com o objetivo de melhor orientar o candidato em seus estudos, é apresentado, em seqüência, o seguinte programa de História:

I. História do Brasil.

1 – Civilizações Antigas.

1.1 – Da Pré-História à História: a Revolução Agrícola e a Revolução Urbana no Oriente Próximo.

1.2 – A cidade-estado grega. Esparta e Atenas até a hegemonia espartana.

1.3 – O século de Péricles (V aC): aspectos culturais.

1.4 – Roma: da Monarquia à República.

1.5 – A expansão de Roma.

1.6 – O Império Romano e o Cristianismo.

2 – A Europa Medieval.

2.1 – A Alta Idade Média..

2.1.1 – As invasões e a formação dos reinos bárbaros.

2.1.2 – O islamismo.

2.1.3 – O feudalismo: sistema econômico e social.

2.1.4 – A Igreja.

2.2 – A Baixa Idade Média

2.2.1 – As Cruzadas: problemas religiosos e econômicos.

2.2.2 – O desenvolvimento comercial.

2.2.3 – O crescimento das cidades.

2.2.4 – Arte e Cultura.

2.2.5 – A formação das Monarquias Nacionais.

3 – A Época Moderna.

3.1 –  A crise do feudalismo e a formação do Estados modernos.

3.2 – Expansão mercantil européia dos séculos XV e XVI.

3.3 – O Renascimento.

3.4 – As reformas religiosas.

3.5 – Mercantilismo e colonização das Américas.

3.6 – O absolutismo monárquico.

3.7 – As revoluções inglesas do século XVII.

3.8 – A Ilustração e o Despotismo Esclarecido.

3.9 – A Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra.

3.10 – As Revoluções Francesas de 1789, 1830 e 1848.

4 – O Mundo Contemporâneo.

4.1 – A industrialização européia no século XIX.

4.2 – As revoluções de 1848.

4.3 – A unificação dos Estados Nacionais: Alemanha e Itália.

4.4 – Os movimentos socialistas.

4.5 – A guerra franco-alemã e a Comuna de Paris.

4.6 – A partilha da África e a penetração Ocidental na Ásia.

4.7 – Principais tendências das artes, da literatura e do pensamento do século XIX.

4.8 – O sistema de alianças e a Primeira Guerra Mundial.

4.9 – A Revolução Russa de 1917 e o regime soviético.

4.10 – Facismo e Nazismo.

4.11 – As democracias liberais no Entre-Guerras.

4.12 – A Segunda Guerra Mundial.

4.13 – A ONU.

4.14 – O Oriente Médio e as tensões entre árabes e judeus.

4.15 – A expansão capitalista do Japão no pós-guerra.

4.16 – Principais tendências das artes, da literatura e do pensamento no século XX.

II. História do Brasil.

1 – O Brasil Colônia.

1.1 – O Brasil na expansão marítima européia.

1.2 – O povoamento litorâneo e a agricultura de exportação.

1.3 – A pecuária para o interior.

1.4 – A escravidão negra na colônia.

1.5 – Os jesuítas e as populações indígenas.

1.6 – A ocupação holandesa.

1.7 – Mineração e vilas do ouro. Barroco e sociedade.

1.8 – A administração portuguesa na colônia.

2 – A emancipação política e a formação do Estado Nacional.

2.1 – Inconfidência Mineira.

2.2 – O período Joanino.

2.3 – O movimento de Independência.

2.4 – O primeiro reinado.

2.5 – A regência: movimentos regionais e centralização.

3 – O Brasil na segunda metade do século XIX.

3.1 – Os partidos políticos e o poder moderador.

3.2 – O crescimento das cidades.

3.3 – A expansão das ferrovias.

3.4 – O café e o desenvolvimento econômico.

3.5 – A transição do trabalho escravo para o trabalho livre.

3.6 – A diplomacia brasileira na Bacia do Prata.

3.7 – Arte, literatura e pensamento no século XIX.

3.8 – A crise do regime monárquico.

4 – O Brasil República.

4.1 – As oligarquias políticas e os partidos republicanos.

4.2 – A política do café e os interesses regionais.

4.3 – Coronelismo e mandonismo local.

4.4 – Os movimentos messiânicos.

4.5 – Urbanização e industrialização.

4.6 – O tenentismo.

4.7 – Centros urbanos e vida cultural: o modernismo.

4.8 – A Revolução de 1930.

4.9 – A época de Vargas e o Estado Novo.

4.10 – As conseqüências da 2ª Guerra Mundial e a redemocratização.

4.11 – Juscelino Kubitschek e o desenvolvimentismo.

4.12 – Tendências culturais no pós-modernismo.

III. História da América.

1 – O Sistema Colonial.

1.1 – A política mercantilista e a colonização espanhola.

1.2 – As colônias inglesas da América do Norte.

1.3 – O trabalho compulsório nas colônias.

1.4 – A economia colonial: mineração e agricultura.

2 – O Processo de Emancipação.

2.1 – As colônias inglesas e a ruptura no pacto colonial.

2.2 – As independências políticas da América Espanhola.

3 – Os Estados Unidos durante os Séculos XIX e XX.

3.1 – A expansão para o oeste.

3.2 – A Guerra de Secessão.

3.3 – A crise de 1929 e o “New Deal”.

3.4 – A hegemonia norte-americana no Pós-Guerra.

3.5 – O crescimento das empresas multinacionais.

 4 – A América Latina nos Séculos XIX e XX.

4.1 – A formação dos Estados Nacionais.

4.2 – Capitalismo inglês e a América Latina durante o século XIX.

4.3 – A intervenção dos Estados Unidos na Guerra da independência de Cuba.

4.4 – O poder das Oligarquias.

GEOGRAFIA

O candidato, pelo aprendizado feito através das disciplinas constantes do currículo do primeiro e do segundo graus, das quais faz parte a Geografia, deverá ter formado um corpo de conhecimentos e adquirido uma capacidade crítica de análise, síntese e interpretação do mundo em que vive.

Assim, as provas de Geografia verificarão, primordialmente, a capacidade de compreensão crítica da realidade contemporânea, especialmente a brasileira, na dimensão específica do espaço geográfico, espaço esse que abrange sociedade e natureza. Sociedade e natureza são desiguais, refletindo condições diversificadas de organização, processos e evolução. A referida compreensão da realidade envolve conhecimentos de localização, orientação e representação cartográfica.

A expectativa em relação ao desempenho do candidato nas provas de geografia é a de que ele demonstre ser capaz de:

a) compreender os espaço geográfico, suas paisagens e organização, como e porque a sociedade e a natureza apresentam-se na atualidade: características, problemas, evolução, relações e perspectivas futuras;

b) compreender os fatos e processos naturais e sociais como dinâmicos, interdependentes e analisáveis em diferentes escalas de observação;

c) compreender e estudar o mundo através dos processos de transformação que o trabalho humano imprime à natureza;

d) refletir sobre a maneira de ver o mundo, como as idéias produzem valores e contribuem para a organização sócio-espacial;

e) pensar a realidade brasileira como parte dos processos gerais, tanto no que se refere à natureza como à sociedade, assim como marcada por suas especificidades.

O programa a seguir apresentado tem por objetivo servir de orientação para os estudos de Geografia do candidato:

1 – O espaço terrestre e sua representação cartográfica. Os grandes domínios naturais e as faixas zonais: suas características físicas e biológicas e seus recursos para a sociedade.

2 – Os sistemas sócio-econômicos e a organização do espaço mundial. As atividades econômicas e a importância dos processos de industrialização e urbanização. A agropecuária. As matérias-primas, as fontes de energia e os produtos industrializados. As trocas desiguais e o aprofundamento da concentração espacial e social da riqueza.

3 – A divisão internacional do trabalho e a regionalização do mundo: os mecanismos de dependência e dominação a nível  internacional e regional. Os espaços supra-nacionais, suas organizações culturais, econômicas e político-militares. Regiões e agrupamentos geográficos.

4 – A questão ambiental: conservacionismo e preservação. A degradação da natureza e suas relações com as principais formas de organização sócio-econômica-espacial.

5 – Os grandes domínios naturais brasileiros: suas características físicas e biológicas e seus recursos para a sociedade.

6 – O processo de ocupação e valorização econômico-social do território brasileiro. As relações desse processo com estímulos internos e externos. Diferentes fases de organização do espaço brasileiro. O papel das atividades primárias. A industrialização e a urbanização. Circulação. População. Movimentos migratórios nacionais e internacionais. Condições de vida e de trabalho no campo e na cidade. Estrutura agrária e produção agro-pastoril. O sistema político-administrativo do país e a ação do Estado na organização sócio-espacial.

7 – A divisão territorial do trabalho e a regionalização do Brasil. As regiões brasileiras e sua interdependência. O Estado e o planejamento territorial.

8 – A questão ambiental no Brasil. A degradação da natureza e suas relações com a organização do espaço nas diferentes regiões brasileiras.

9 – O Brasil e sua articulação com o mundo, do ponto de vista econômico, político e sócio-cultural.