(Republicada em 05.05.2001)
Estabelece normas e programas das matérias objeto de avaliação para a etapa de Pré-seleção de candidatos que desejam transferência para cursos de graduação da USP em 2002 e estabelece normas gerais para o exame da segunda etapa.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, tendo em vista o disposto nos artigos 77 e 78 do Regimento Geral da USP e considerando o deliberado pelo CoG, aos 19 de abril de 2001 , baixa a seguinte
RESOLUÇÃO:
I – Das Disposições Gerais
Artigo 1º – Nos termos dos artigos 77 e 78 do Regimento Geral da USP (Resolução nº 3745, de 19/10/90) , são colocadas em transferência, de um curso para outro da USP e de outras instituições de ensino superior do País ou do exterior para a USP, para o ano de 2002, 1806 vagas, conforme Anexos II e III, cujo preenchimento fica condicionado à aprovação em concurso de transferência, que se regerá pelas disposições desta Resolução.
§ 1º – O exame será dividido em duas fases: a Pré-seleção, de caráter geral, a cargo da FUVEST e a Seleção, de conteúdos específicos, de responsabilidade das diversas Unidades da USP.
§ 2º – Este edital rege o exame de Pré-seleção e determina disposições gerais para o concurso de transferência.
§ 3º – As Unidades da USP, que participam deste concurso de transferência, publicarão até o dia 12 de maio seus respectivos editais com informações a respeito das provas de Seleção.
Artigo 2º – Cabe à FUVEST a responsabilidade de receber as inscrições, organizar a elaboração, a aplicação e a correção das provas de Pré-seleção e enviar a lista de classificados às Unidades participantes deste concurso de transferência.
§ 1º – A FUVEST acolherá somente a inscrição de candidatos ao ingresso nos cursos da USP que participam do concurso de transferência, conforme a relação constante do Anexo II desta Resolução.
§ 2º – A FUVEST será responsável pela divulgação aos interessados de todas as informações prévias e posteriores, relacionadas à etapa da Pré-seleção do concurso de transferência.
§ 3º – Para cobrir os custos referentes à Pré-seleção do concurso de transferência, a taxa de inscrição, a ser recolhida pelos candidatos à FUVEST foi estipulada em R$ 50,00.
II – Das Inscrições e Documentos Necessários
Artigo 3º – Podem se candidatar à transferência os alunos regularmente matriculados no ano 2001 em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP.
§ 1º – Os candidatos matriculados em cursos seqüenciais estão desqualificados.
§ 2º – Poderão candidatar-se alunos que tiverem trancada sua matrícula em seu curso de origem, desde que no momento da futura transferência de sua matrícula para a USP comprovem estar regularmente matriculados na instituição de origem.
§ 3º – Os candidatos aprovados na Pré-seleção, que não apresentarem a documentação exigida pela Unidade no respectivo edital de transferência no prazo estipulado, serão eliminados das provas de Seleção.
Artigo 4º – No ato da inscrição para o exame de Pré-seleção o candidato deve portar a carteira de identidade original e uma foto 3 x 4 datada de 2001 e entregar a ficha de inscrição, autenticada pelo banco autorizado.
Parágrafo único – O candidato de nacionalidade não brasileira deverá apresentar a cédula de identidade de estrangeiro emitida por autoridade brasileira que comprove sua condição, temporária ou não, de permanência no país.
Artigo 5º – O candidato deve indicar um único curso para transferência e declarar, no ato de inscrição, que tem conhecimento do respectivo edital da Unidade responsável pelo seu ministério.
III – Da Prova de Pré-seleção
Artigo 6º – O exame de Pré-seleção constará de prova que avaliará a aptidão intelectual do candidato e os seus conhecimentos nas várias matérias, no nível correspondente ao que é ministrado no ano inicial de cursos de graduação. Essa prova, independentemente do curso desejado pelo candidato, será constituída sempre de 80 (oitenta) questões, tipo teste de múltipla escolha, cada qual com cinco alternativas, sendo apenas uma correta.
Artigo 7º – As questões da prova de Pré-seleção incluirão assuntos de diversas matérias, conforme a área em que o curso está englobado. Os programas dessas matérias fazem parte do Anexo I desta Resolução.
§ 1º – Para os candidatos aos cursos da área de Humanidades serão apresentados 34 testes na matéria de Língua Portuguesa, 12 testes de Língua Inglesa e 34 testes de Conhecimentos sobre Cultura Contemporânea.
§ 2º – Para os candidatos aos cursos da área de Ciências Exatas serão apresentados 24 testes na matéria de Língua Portuguesa, 12 testes de Língua Inglesa, 22 testes de Conhecimentos em Matemática e 22 testes de Conhecimentos em Física.
§ 3º – Para os candidatos aos cursos da área de Ciências Biológicas serão apresentados 24 testes na matéria de Língua Portuguesa, 12 testes de Língua Inglesa, 22 testes de Conhecimentos em Genética e 22 testes de Conhecimentos em Bioquímica.
IV- Da Classificação e da Convocação para a segunda etapa da Seleção
Artigo 8º – A cada candidato será atribuída uma pontuação entre zero e oitenta, conforme o número de acertos na prova de Pré-seleção. De acordo com esta pontuação os candidatos serão classificados em ordem decrescente.
Parágrafo único – Será considerado inabilitado e desclassificado todo candidato que obtiver pontuação nula em qualquer uma das matérias em que foi avaliado, nos termos do Art. 7º e seus parágrafos.
Artigo 9º – Entre os concorrentes a cada curso, serão convocados para a Seleção os habilitados e melhores classificados na primeira fase, à razão de 3 (três) candidatos por vaga disponível, exceção feita aos cursos da Escola de Comunicação e Artes onde serão classificados na primeira fase 8 (oito) candidatos por vaga disponível.
§ 1º – Nos cursos em que a quantidade de candidatos habilitados não atingir o designado neste artigo serão convocados para a Seleção todos os candidatos habilitados.
§ 2º – Está assegurada a convocação, para cada um dos cursos que participam do processo de transferência, de todos os habilitados que tiverem a mesma pontuação do último classificado.
V- Da segunda etapa da Seleção e da Matrícula dos aprovados
Artigo 10 – Na elaboração dos respectivos editais, as Unidades da USP, que participam do concurso de transferência, deverão privilegiar as suas especificidades para a seleção dos novos alunos que irão preencher as vagas disponíveis.
§ 1º – As Unidades poderão livremente estabelecer a documentação necessária para a Seleção, o número e modalidade das provas, bem como seus programas, que poderão ou não ser relativos aos semestres anteriores àquele em que a vaga existe, assim como os critérios de aprovação.
§ 2º – As Unidades também estabelecerão a regra sobre o aproveitamento, ou não, da pontuação obtida na Pré-seleção para compor a nota final, bem como, em caso positivo, o peso a ela atribuída.
§ 3º – Em observância ao §2º do art. 78 do Regimento Geral da USP, que determina a prioridade dos pedidos de transferência de um curso para outro da USP sobre os de outras instituições de ensino superior, os aprovados na Seleção serão convocados para a matrícula chamando-se em primeiro lugar os alunos da USP, em um dia, e posteriormente os alunos de outras instituições, nos dias sucessivos, até o preenchimento das vagas.
Artigo 11 – A matrícula dos aprovados será efetuada para o ano letivo de 2002.
Artigo 12 – A aprovação nos exames de Seleção não dispensará o matriculado da análise da equivalência das disciplinas cursadas na escola de origem com as disciplinas do curso da USP, para efeito de adaptação curricular, nos termos do disposto no art. 79 do Regimento Geral da USP.
§ 1º – Se o ingressante tiver sido examinado, na Pré-seleção ou na Seleção do Exame de Transferência, em disciplina(s) específica(s) do curso da USP, a nota mínima 5 (cinco) na(s) referida(s) disciplinas(s) servirá como prova de suficiência, ficando o aluno dispensado de cursá-la(s).
§ 2º – Na(s) disciplina(s) que não tiverem sido objeto de prova, a Comissão de Graduação da Unidade receptora do aluno, ouvidos os Departamentos, poderá considerar existente a equivalência ou exigir prova, com nota mínima de aprovação 5 (cinco), ou, em último caso, exigir que se curse(m) a(s) disciplina(s).
Artigo 13 – As vagas dos cursos do Instituto de Física de São Carlos e do Instituto de Química de São Carlos serão colocadas em exame de transferência diretamente nas Unidades, regendo-se as provas por quanto dispuserem as Unidades, em edital próprio. A relação de vagas dos Institutos mencionados constam do Anexo III.
Artigo 14 – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação (Processo 2001.1.7682.1.0).
Reitoria da Universidade de São Paulo, 27 de abril de 2001.
ADA PELLEGRINI GRINOVER
Pró-Reitora de Graduação
LOR CURY
Secretária Geral
ANEXO I – PROGRAMA DAS MATÉRIAS
LÍNGUA PORTUGUESA (HUMANAS, EXATAS, BIOLÓGICAS)
A prova de Língua Portuguesa visa a avaliar competências e habilidades dos candidatos quanto à compreensão e à interpretação de aspectos informativos, estruturais e expressivos de textos diversos.
As questões serão formuladas tendo em vista a estrutura e o funcionamento da língua, tomando-se como referência os conteúdos abaixo discriminados:
1. Normas ortográficas.
2. Concordância verbal e nominal.
3. Regência verbal e nominal.
4. Flexão verbal e nominal.
5. Emprego e colocação de pronomes.
6. Articulação entre tempos e modos verbais.
7. Reorganização de orações e períodos.
8. Coesão e coerência textuais.
9. Aspectos da organização de textos dissertativos, narrativos e descritivos.
LÍNGUA INGLESA (HUMANAS, EXATAS, BIOLÓGICAS)
· O exame tem por objetivo avaliar a capacidade de compreensão de textos autênticos em língua inglesa, cujo grau de dificuldade seja compatível com as exigências de compreensão da língua estrangeira em nível de graduação. Os textos abordarão temas variados da realidade política, acadêmica, econômica e cultural do mundo contemporâneo. Poderão ser utilizados textos científicos, literários, de divulgação, jornalísticos ou publicitários.
· As questões terão como meta principal medir a capacidade do candidato em inferir, estabelecer referências e promover relações entre textos e contextos, orações e frases. Nesse particular, serão prioritariamente tratados os aspectos gerais pertinentes ao tema, estrutura e propriedade dos textos. Nesse sentido, poderão ser formuladas questões a partir de expressões e frases que sejam relevantes para a compreensão do texto.
· Na medida de sua importância, para a compreensão dos textos, será exigido também o reconhecimento de vocabulário e de elementos gramaticais básicos.
CULTURA CONTEMPORÂNEA (HUMANAS)
1. A crise do sistema feudal e a emergência do capitalismo mercantil.
1.1. A ampliação dos horizontes físicos e mentais do homem europeu.
1.2. A geografia do capitalismo.
2. A primeira planetarização de atividades humanas.
2.1. A formação das monarquias absolutistas e do Estado Moderno.
2.2. A América portuguesa na construção do sistema colonial da era moderna.
2.3. Núcleos de ocupação e a marcha da colonização no Brasil.
3. A grande crise de paradigmas: reforma e renascimento.
4. A crise do Antigo Regime.
4.1. Nações e construção dos Estados nacionais.
4.2. O Brasil no contexto da independência dos Estados latino-americanos.
5. Revolução industrial e o triunfo da sociedade de classes.
5.1. Competição capitalista e imperialismo.
5.2. Apogeu e crise da sociedade escravista no Brasil.
5.3. Estradas e ferrovias na formação do território brasileiro.
6. A burguesia conquista o mundo.
6.1. O império do progresso: os Estados Unidos da América
6.2. Brasil: da monarquia à República.
6.3. O limiar da industrialização no Brasil.
7. A primeira Guerra Mundial e o fim da era das certezas.
7.1. Crises, revoluções e totalitarismos na Europa.
7.2. O Brasil da hegemonia cafeeira.
7.3. Modernização da rede urbana brasileira.
8. Da paz armada à Segunda Grande Guerra.
8.1. A nova ordem mundial e a grande crise econômica.
8.2. A formação das metrópoles brasileira.
8.3. Estado e nação no Brasil de Getúlio Vargas.
9. A guerra fria e a competição entre super potências.
9.1. Descolonização, competição tecnológica e terceiro-mundismo.
9.2. Desenvolvimentismo e autoritarismo na América Latina.
9.3. Industrialização e modernização da agricultura no Brasil.
10. A globalização como face visível do caos.
10.1. Globalização e divisão internacional do trabalho.
10.2. A mundialização da economia e as empresas transnacionais.
10.3. A circulação financeira internacional e a crise das economias periféricas.
10.4. As relações centro-periferia no mundo contemporâneo.
11. Os novos padrões culturais.
11.1. Urbanização, metropolização e novas identidades culturais.
11.2. Sociedade de massas e os novos atores sociais no Brasil.
11.3. Mundialização da cultura: novas tecnologias e fluxos de informações.
11.4. A questão nacional no mundo contemporâneo.
12.Geopolítica contemporânea.
12.1. Formação dos blocos econômicos: União Européia, Mercosul e ALCA.
12.2. A questão ambiental: conferências e acordos internacionais.
12.3. As redes informacionais e a questão da liberdade.
BIOQUÍMICA (BIOLÓGICAS)
1. Noções de pH e sistemas-tampão.
2. Aminoácidos: propriedades gerais.
3. Proteínas: isolamento, purificação, estrutura e função. Proteínas transportadoras de oxigênio.
4. Enzimas: modo de ação, inibição, controle alostérico.
5. Função e estrutura de vitaminas e coenzimas.
6. Carboidratos e lipídeos: estrutura.
7. Membranas biológicas: composição química, estrutura e propriedades.
8. Bioenergética: conservação de energia na célula; conceito de catabolismo e anabolismo.
9. Glicólise.
10. Ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs).
11. Cadeia de transporte de elétrons e fosforilação oxidativa.
12. Vida das pentoses.
13. Biossíntese e degradação de glicogênio.
14. Gliconeogênese.
15. Síntese e degradação de ácidos graxos.
16. Destino do nitrogênio dos aminoácidos: transaminases e ciclo da uréia.
17. Integração e controle das vias metabólicas: controle hormonal e controle alostérico.
18. Moleculas da hereditariedade, fluxo da informação genética.
19. DNA: estrutura, replicação e reparo.
20. RNA: estrutura, transcrição e processamento.
21. Síntese de proteínas.
22. Controle da expressão gênica.
23. Noções gerais sobre a tecnologia do DNA recombinante: enzimas de restrição; clonagem de genes.
GENÉTICA (BIOLÓGICAS)
1. Mitose.
2. Meiose e gametogênese.
3. Herança autossômica dominante.
4. Herança autossômica recessiva e consanguinidade.
5. Herança ligada ao cromossomo X.
6. Extenção da herança Mendeliana: alelos múltiplos, variações da dominância, penetrância e expressividade.
7. Herança multifatorial ou poligênica.
8. Determinação do sexo e inativação do cromossomo X.
9. Ligação gênica, permutação e mapeamento cromossômico.
10. Alterações numéricas dos cromossomos.
11. Alterações estruturais dos cromossomos.
MATEMÁTICA (EXATAS)
1. Funções
Composição e inversão de funções.
Funções básicas: funções polinomiais (grau, número e multiplicidade de raízes, divisão por um binômio da forma x-a, raízes complexas conjugadas); função valor absoluto; funções trigonométricas e suas inversas; funções racionais; funções exponenciais e logarítmicas.
Equações e inequações envolvendo funções básicas.
2. Limites e Continuidade
Noção intuitiva de limite (finito e infinito). Propriedades algébricas. Cálculo de limites. Teorema do Confronto.
Funções contínuas: definição e principais propriedades. O teorema doanulamento.
3. Derivadas
Definição e interpretações físicas e geométricas da derivada. Retas tangentes e normais a um gráfico. Derivadas das funções básicas. Regras de derivação para soma, produto e quociente. Regra da cadeia. Derivada da função inversa. Aplicações da derivada ao estudo da variação das funções: crescimento e decrescimento, máximos e mínimos; concavidade e pontos de inflexão. Esboço de gráficos.
4. Integral de Riemann
Definição de Integral. Teorema Fundamental do Cálculo.
Cálculo de integrais imediatas. Aplicações.
FÍSICA (EXATAS)
As questões de Física versarão sobre os tópicos clássicos de uma disciplina de Física I, como são comumente designados os conteúdos introdutórios da mecânica newtoniana e que incluem em seus requisitos habilidades operacionais desenvolvidas nas disciplinas, também introdutórias, de Cálculo Diferencial e Integral I e de Vetores e Geometria, contextualizadas no programa de um curso de Física Básica.
1 Cinemática
1.1 Posição e deslocamento.
1.2 Velocidade e aceleração escalares e vetoriais, médias e instantâneas; suas representações gráficas.
1.3 Movimentos retilíneo uniforme e uniformemente variado; suas equações.
1.4 Movimentos com aceleração dependente do tempo.
1.5 Movimento em duas e três dimensões: movimento de projéteis, movimento circular uniforme e movimento relativo.
2 A Dinâmica: Leis de Newton, Momento Linear.
2.1 As três Leis de Newton.
2.2 Aplicações das leis de Newton.
2.3 As forças da natureza.
2.4 A força de atrito.
2.5 Momento linear e sua conservação; centro de massa.
2.6 Momento linear de um sistema de partículas e sua conservação.
3 Trabalho e Energia; Colisões
3.1 Trabalho de uma força constante e de uma força variável.
3.2 Potência.
3.3 Energia cinética, potencial e mecânica.
3.4 Relação trabalho e energia.
3.5 Trabalho de forças conservativas e não-conservativas.
3.6 Conservação da energia.
3.7 Colisões elásticas e nelásticas em uma e duas dimensões.
4 Rotações
4.1 As variáveis da rotação.
4.2 Energia cinética de rotação.
4.3 Momento de inércia.
4.4 Torque.
4.5 Rolamento.
4.6 Momento angular.
4.7 Segunda lei de Newton da rotação.
4.8 Momento angular de um sistema de partículas.
4.9 Momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo.
4.10 Conservação do momento angular.