D.O.E.: 25/02/2014 Revogada

RESOLUÇÃO CoPGr Nº 6751, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014

(Revogada pela Resolução CoPGr 7960/2020)

(Revoga a Resolução CoPGr 5716/2009)

Baixa o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais e de acordo com a aprovação ad referendum do Conselho de Pós-Graduação, em 19/02/2014, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

Artigo 1º – Fica aprovado o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, constante do anexo da presente Resolução.

Artigo 2º – A opção pelo presente Regulamento, em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação, poderá ocorrer em até 90 (noventa) dias, a partir da data de publicação desta Resolução.

Artigo 3º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 4º – Ficam revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução CoPGr 5716, de 30/07/2009 (Processo 2009.1.11256.1.0).

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 24 de fevereiro de 2014.

BERNADETTE D. G. DE MELO FRANCO
Pró-Reitora

IGNACIO MARIA POVEDA VELASCO
Secretário Geral


REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES DA FMVZ:

I – COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

A CCP terá como membros titulares 7 (sete) orientadores plenos credenciados no Programa, sendo dois destes o Coordenador e o suplente do Coordenador, e 1 (um) representantes discentes. Os demais membros titulares, orientadores e representantes discentes, também terão seus respectivos suplentes.

II – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

II.1 Proficiência em língua estrangeira

A proficiência em língua estrangeira será exigida durante o processo seletivo, conforme item V das normas do programa.

II.2 Requisitos para o Mestrado

Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para a inscrição no processo seletivo:

II.2.1 Formulário de inscrição (disponível na página da FMVZ ;

– cópia legível dos seguintes documentos:

II.2.2 Título de Eleitor;

II.2.3 Comprovante de votação na última eleição (todos os turnos) ou prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa;

II.2.4 Documento de Identidade (somente será aceito o Registro Geral);

II.2.5 Certidão de nascimento ou de casamento;

II.2.6 Certificado de Quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);

II.2.7 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

II.2.8 Uma foto 3 X 4 identificada no verso;

II.2.9 Histórico Escolar do Curso Superior;

II.2.10 Diploma de Curso Superior (o diploma deverá ter no seu verso o carimbo de registro).

II.2.11 Certificado de Colação de Grau de Curso Superior, caso não conste no diploma ou no Histórico Escolar. O aluno que não concluiu o Curso Superior deverá apresentar declaração emitida pela Secretaria de Graduação de que está cursando o último ano do Curso.

II.2.12 Comprovante de pagamento de Taxa de Inscrição, cujo valor será estabelecido no Edital do Processo Seletivo, obedecendo os limites estabelecidos pelo CoPGr, que deverá ser recolhido na Tesouraria da FMVZ/USP, no prédio central da Administração (Bloco 17), após a conferência dos documentos pela secretaria;

II.2.13 “Curriculum vitae” documentado;

II.2.14 Projeto de Pesquisa.

Observação: Os documentos referentes aos itens “II.2.1.1.1” ao “II.1.14”, deverão ser apresentados ao Serviço de Pós-Graduação na ordem solicitada e separados do “Curriculum vitae”.

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, mediante Análise do Currículo Lattes (peso 5), Prova Escrita com Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia (peso 3) e Análise do projeto ou tema (peso 2).
Análise do “Currículo Lattes”: não há a necessidade da presença do candidato nesta etapa: (Fase eliminatória, tendo caráter eliminatório com nota mínima 07 (sete)) na análise curricular, onde serão avaliados seguintes critérios, com respectiva pontuação máxima:

1º. Experiência profissional “1 ponto”;
2º. Experiência docente “1 ponto”;
3º. Experiência e vinculo com pesquisa cientifica “2 pontos”;
4º. Produção técnica – científica “2 pontos”;
5º. Vinculo com a área de conhecimento “1 ponto”;
6º. Histórico escolar “2 pontos”;
7º. Cursos extracurriculares “1 ponto”;

Prova Escrita: Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia.

Além das provas anteriormente mencionadas, será analisado o projeto ou tema de pesquisa proposto, em caráter classificatório, visando identificar a linha de pesquisa mais adequada.

A Nota final mínima para aprovação será 07 (sete) e resultará da média aritmética das notas obtidas nas fases 1 (Análise de Currículo), 2 (Prova Escrita) e 3 (Análise do projeto ou tema)

O conteúdo e o tempo para realização da prova escrita e o tempo para realização da análise do projeto ou tema serão divulgados em edital, elaborado pela comissão de exames, na página do programa na Internet e no diário oficial do Estado de São Paulo.
Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7.

II.3 Requisitos para o Doutorado

Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para a inscrição no processo seletivo:

II.3.1- Formulário de inscrição (disponível na página da FMVZ ;

– cópia legível dos seguintes documentos:

II.3.2 Título de Eleitor;

II.3.3 Comprovante de votação na última eleição (todos os turnos) ou prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa;

II.3.4 Documento de Identidade (somente será aceito o Registro Geral);

II.3.5 Certidão de nascimento ou de casamento;

II.3.6 Certificado de Quitação com o Serviço Militar (sexo masculino); II.3.7 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

II.3.8 Uma foto 3 X 4 identificada no verso;

II.3.9 Histórico Escolar do Curso Superior;

II.3.10 Diploma de Curso Superior (o diploma deverá ter no seu verso o carimbo de registro).

II.3.11 Certificado de Colação de Grau de Curso Superior, caso não conste no diploma ou no Histórico Escolar;

II.3.12 Diploma ou Certificado de Conclusão do Mestrado (o diploma deverá ter no seu verso o carimbo de registro), somente aos candidatos ao Doutorado, portadores do título de mestre;

II.3.13 Histórico Escolar do Mestrado, para os candidatos ao Doutorado portadores do título de mestre;

II.3.14 Comprovante de pagamento de Taxa de Inscrição, cujo valor será estabelecido no Edital do Processo Seletivo, obedecendo os limites estabelecidos pelo CoPGr, que deverá ser recolhido na Tesouraria da FMVZ/USP, no prédio central da Administração (Bloco 17), após a conferência dos documentos pela secretaria;

II.3.15 “Curriculum vitae” documentado;

II.3.16 Projeto de Pesquisa.

Observação: Os documentos referentes aos itens “II.3.1” ao “II.3.16”, deverão ser apresentados ao Serviço de Pós-Graduação na ordem solicitada e separados do “Curriculum vitae”.

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, mediante Análise do Currículo Lattes (peso 5), Prova Escrita com Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia (peso 3) e Análise do projeto ou tema (peso 2).

Análise do “Currículo Lattes”: não há a necessidade da presença do candidato nesta etapa: (Fase eliminatória, tendo caráter eliminatório com nota mínima 07 (sete) na análise curricular, onde serão avaliados seguintes critérios, com respectiva pontuação máxima:

1º. Experiência profissional “1 ponto”;
2º. Experiência docente “1 ponto”;
3º. Experiência e vinculo com pesquisa cientifica “2 pontos”;
4º. Produção técnica – científica “3 pontos”;
5º. Vinculo com a área de conhecimento “1 ponto”;
6º. Histórico escolar “2 pontos”;

Prova Escrita: Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia.

Além das provas anteriormente mencionadas, será analisado o projeto ou tema de pesquisa proposto, em caráter classificatório, visando identificar a linha de pesquisa mais adequada.

A Nota final mínima para aprovação será 07 (sete) e resultará da média aritmética das notas obtidas nas fases 1 (Análise de Currículo), 2 (Prova Escrita) e 3 (Análise do projeto ou tema)

O conteúdo e o tempo para realização da prova escrita e o tempo para realização da análise do projeto ou tema serão divulgados em edital, elaborado pela comissão de exames, na página do programa na Internet e no diário oficial do Estado de São Paulo.
Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7.

II.4 Requisitos para o Doutorado Direto

Os candidatos interessados em ingressar no Doutorado Direto deverão comprovadamente ter realizado iniciação científica pelo menos pelo período de um ano e possuir pelo menos um artigo cientifico publicado em revista de seletiva política editorial.

Os documentos necessários para a inscrição no processo seletivo são:

II.4.1 – Formulário de inscrição (disponível na página da FMVZ ;

– cópia legível dos seguintes documentos:

II.4.2 Título de Eleitor;

II.4.3 Comprovante de votação na última eleição (todos os turnos) ou prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa;

II.4.4 Documento de Identidade (somente será aceito o Registro Geral); II.4.5 Certidão de nascimento ou de casamento;

II.4.6 Certificado de Quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);

II.4.7 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

II.4.8 Uma foto 3 X 4 identificada no verso;

II.4.9 Histórico Escolar do Curso Superior;

II.4.10 Diploma de Curso Superior (o diploma deverá ter no seu verso o carimbo de registro).

II.4.11 Certificado de Colação de Grau de Curso Superior, caso não conste no diploma ou no Histórico Escolar. O aluno que não concluiu o Curso Superior deverá apresentar declaração emitida pela Secretaria de Graduação de que está cursando o último ano do Curso.

II.4.12 Comprovante de pagamento de Taxa de Inscrição, cujo valor será estabelecido no Edital do Processo Seletivo, obedecendo os limites estabelecidos pelo CoPGr, que deverá ser recolhido na Tesouraria da FMVZ/USP, no prédio central da Administração (Bloco 17), após a conferência dos documentos pela secretaria;

II.4.13 “Curriculum vitae” documentado;

II.4.14 Projeto de Pesquisa.

Observação: Os documentos referentes aos itens “II.4.1” ao “II.4.14”, deverão ser apresentados ao Serviço de Pós-Graduação na ordem solicitada e separados do “Curriculum vitae”.

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, mediante Análise do Currículo Lattes (peso 5), Prova Escrita com Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia (peso 3) e Análise do projeto ou tema (peso 2).

Análise do “Currículo Lattes”: não há a necessidade da presença do candidato nesta etapa: (Fase eliminatória, tendo caráter eliminatório com nota mínima 07 (sete) na análise curricular, onde serão avaliados seguintes critérios, com respectiva pontuação máxima:

1º. Experiência profissional “1 ponto”;
2º. Experiência docente “1 ponto”;
3º. Experiência e vinculo com pesquisa cientifica “3 pontos”;
4º. Produção técnica – científica “3 pontos”;
5º. Vinculo com a área de conhecimento “1 ponto”;
6º. Histórico escolar “1 ponto”;

Prova Escrita: Interpretação de Textos Científicos em Português ou Inglês na Área de Anatomia.

Além das provas anteriormente mencionadas, será analisado o projeto ou tema de pesquisa proposto, em caráter classificatório, visando identificar a linha de pesquisa mais adequada.

A Nota final mínima para aprovação será 07 (sete) e resultará da média aritmética das notas obtidas nas fases 1 (Análise de Currículo), 2 (Prova Escrita) e 3 (Análise do projeto ou tema)

O conteúdo e o tempo para realização da prova escrita e o tempo para realização da entrevista técnica serão divulgados em edital, elaborado pela comissão de exames, na página do programa na Internet e no diário oficial do Estado de São Paulo.

Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7.

III – PRAZOS

III.1 No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação é de no mínimo 12 meses e máximo de 24 meses.

III.2 No curso de Doutorado, para o(a) portador(a) do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de no mínimo 24 meses e máximo de 48 meses.

III.3 No curso de Doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre (Doutorado Direto), o prazo para depósito da tese é de no mínimo 24 meses e máximo de 48 meses.

III.4 Em qualquer um dos cursos, em casos excepcionais devidamente justificados, os estudantes poderão solicitar prorrogação de prazo por um período máximo de 365 dias.

IV – CRÉDITOS MÍNIMOS

IV.1 O(A) estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 96 unidades de crédito, sendo 36 em disciplinas e 60 na dissertação.

IV.2 O(A) estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 168 unidades de crédito, sendo 28 em disciplinas e 140 na tese.

IV.3 O(A) estudante de Doutorado, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 192 unidades de crédito, sendo 52 em disciplinas e 140 na tese.

Poderão ser concedidos, como créditos especiais equivalentes aos de disciplina, no máximo 12 créditos para os Cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto. Tais créditos estão especificados no item XVII – Outras Normas.

V – LÍNGUA ESTRANGEIRA

Os estudantes deverão demonstrar proficiência em língua inglesa, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado.

Para matricula, o Programa exigirá proficiência em língua inglesa, a ser aferida por meio de exames específicos para o Mestrado e para o Doutorado. A proficiência em outra língua estrangeira não será considerada em hipótese alguma.

O exame de proficiência em língua inglesa será realizado na FMVZ/USP ou FZEA/USP em datas a serem divulgadas pela secretaria da CPG e terá validade de um ano a partir da data de realização do exame.

A nota mínima para aprovação será 6,0 (seis) para o Mestrado e 7,0 (sete) para o Doutorado.

Será dispensado do exame aquele que comprovar proficiência em língua inglesa, para fins de matrícula, nos cursos de Mestrado e de Doutorado. Para este fim, serão considerados os seguintes exames, desde que dentro do período de validade de quatro anos:

A. TOEFL (Test of English as a Foreign Language): Internet Based Test – IBT (eletrônico), com pontuação mínima de: 80 pontos.

B. ITP-TOEFL (Institutional Testing Program – TOEFL): com a seguinte pontuação mínima: Total = 550 pontos; Oral = 70 pontos; Composition = 70 pontos.

C. IELTS (International English Language Testing System): com pontuação mínima de 5,5 pontos.

V.1 Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior até 12 meses após o ingresso no Mestrado, e até 24 meses após o ingresso no Doutorado ou Doutorado Direto.

V.2 Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado.

V.3 Os candidatos deverão demonstrar proficiência em língua estrangeira no exame de ingresso.

VI – DISCIPLINAS

VI.1 Para o credenciamento de disciplina, apresentar justificativa que denote a importância e coerência com as linhas de pesquisa do programa. Objetivos claros e bem definidos para a formação do estudante. Ementa que demonstre conhecimento atual, objetivos, bibliografia pertinente e atualizada e critérios de avaliação objetivos. Para recredenciamento da disciplina além dos critérios anteriores, deverá demonstrar a importância na formação do estudante, atualização no contexto do programa, regularidade de oferta e demanda de inscritos. Os pedidos de credenciamento e recredenciamento deverão ser encaminhados a um relator para emissão de parecer circunstanciado que serão posteriormente apreciados pela CCP.

VI.2 O professor responsável deverá ser um orientador pleno do Programa, quando se tratar de disciplina obrigatória do programa ou da área de concentração.

VII – CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS

VII.1 O cancelamento de turmas de disciplinas poderá ocorrer mediante solicitação do ministrante, por motivo de força maior, aprovada pela CCP.

VII.2 A CCP deverá emitir parecer sobre a solicitação no prazo máximo de 10 dias.

VII.3 O cancelamento de turma de disciplina por falta de alunos só ocorrerá se houver menos de 03 (três) alunos inscritos regularmente matriculados, conforme solicitação do responsável pela disciplina antes do início das aulas estabelecido.

VII.4 O prazo máximo para deliberação da CCP de acordo com o calendário é até 2 (dois) dias antes da data final para o início das aulas.

VIII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

O Exame de Qualificação é exigido no curso de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa nestas normas (itens VIII.1.1, VIII.2.1 e VIII.3.1)

O exame deverá ser realizado no máximo 60 dias após a inscrição.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do art 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor, sendo sua formação definida neste Regulamento.

VIII. 1 Mestrado

VIII.1.1 O(A) estudante de Mestrado deverá se inscrever no referido exame num período máximo de 12 meses após sua primeira matrícula no curso, obedecendo o calendário estabelecido pelo programa e divulgado na página do programa na Internet.

VIII.1.2 O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) estudante em executar seu projeto de pesquisa.

VIII.1.3 No Mestrado, o exame consistirá de uma monografia de no máximo vinte páginas, uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa e uma aula sobre um tema em anatomia dos animais domésticos a ser sorteado de uma lista pré-existente, 24hs antes do exame de qualificação.

VIII.1.4 A monografia deverá ser entregue na SPG em três cópias por ocasião da inscrição do(a) estudante no referido exame.

VIII.1.5 Cada exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela Banca Examinadora, composta por três Doutores(as), sendo pelo menos dois deles Orientadores(as) Plenos(as) do Programa, indicada pela CCP.

VIII.1.6 A CCP indicará o presidente da Banca Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.

VIII.1.7 O(A) Orientador(a) e coorientador não poderão fazer parte da Banca Examinadora, no referido exame.

VIII.1.8 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

VIII.2 Doutorado

VIII.2.1. O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação em até 24 meses após o início da contagem do prazo no curso.

VIII.2.2. Objetiva, sob aspectos metodológicos, avaliar as características de condução do projeto, seu desenvolvimento, adequação temática e técnica, a viabilidade de conclusão, além de pelo menos 1 (um) artigo submetido para publicação, inserido no plano de estudos discente, desde sua matrícula.

VIII.2.3 Para o Doutorado, o exame de qualificação deve ser realizado em sessão pública e constará de exposição sobre o projeto de tese abrangendo objetivos, material e métodos e resultados.

VIII.2.4 O exame deverá ser realizado em até trinta dias após a data de inscrição

VIII.2.5 Para submeter-se ao Exame de Qualificação o candidato deverá integralizar pelo menos 08 (oito) créditos em disciplinas.

VIII.2.6 A Comissão Examinadora será composta por três Doutores(as), sendo pelo menos dois deles Orientadores(as) Plenos(as) do Programa, indicada pela CCP.

VIII.2.7 A CCP indicará o presidente da Banca Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.

VIII.2.8 O(A) Orientador(a) e coorientador não poderão fazer parte da Banca Examinadora, no referido exame.

VIII.2.9 Para a inscrição, o aluno deverá entregar na secretaria da CCP 6 (seis) exemplares do projeto de tese, comprovação de submissão do artigo e o formulário específico fornecido pelo Programa.

VIII.2.10 A Comissão Coordenadora do Programa se encarregará de encaminhar aos membros da Banca Examinadora carta-convite, acompanhada do projeto de tese e deste regulamento.

VIII.2.11 A exposição sobre o projeto de tese será de no mínimo 30 minutos e não poderá exceder a 40 minutos e cada examinador terá de 30 a 40 minutos para arguição, garantindo ao candidato igual tempo para a resposta.

VIII.2.12 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

VIII.3 Doutorado Direto

VIII.3.1 O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação em até 24 meses após o início da contagem do prazo no curso.

VIII.3.2 O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.

VIII.3.3 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

IX – TRANSFERÊNCIA DE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO OU DE CURSO

IX.1 A partir da aprovação no Exame de Qualificação, e por sugestão da banca examinadora, o(a) estudante poderá solicitar a mudança de nível com anuência do orientador, num prazo máximo de 30 (trinta) dias. A CPG analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado emitido por um relator sobre o novo projeto de pesquisa e desempenho acadêmico do(a) estudante.

IX.2 Para a mudança de nível, deverão ser verificados os prazos para a realização de exame de qualificação e os créditos mínimos exigidos para a qualificação no novo curso. Caso esse prazo já tenha sido ultrapassado ou não tenha sido cumprido o número mínimo de créditos, a mudança não será possível.

X – DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO

X.1 Além das regras estabelecidas no art 52 do Regimento da Pós-Graduação da USP, o(a) estudante poderá ser desligado do Programa de pós-graduação, em qualquer um dos cursos (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto), se ocorrer uma das seguintes situações:

a) reprovação do relatório semestral de atividades por duas vezes.

b) não houver a entrega do relatório semestral na data limite prevista no calendário anual, divulgado pela secretaria de pós-graduação e na página do Programa na internet.

X.2. O(A) estudante que tiver seu relatório reprovado deverá providenciar a entrega de novo relatório no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de homologação da reprovação pela CPG.

XI – ORIENTADORES E COORIENTADORES

XI.1 A decisão sobre o credenciamento de um orientador será baseada em seu desempenho científico. O docente será avaliado por sua capacidade de conduzir um projeto de pesquisa e gerar publicações em periódicos com arbitragem. Será considerada sua participação em congressos e estágios de pós-doutorado. A coordenação e a participação do docente em projetos de pesquisa serão valorizadas.

XI.2 O orientador de Doutorado deverá necessariamente assumir atividades didáticas no Programa de pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, exceto o Técnico de Nível Superior e orientador Específico, que só poderão participar como colaboradores destas atividades.

XI.3 Para o credenciamento pleno em nível de doutorado, o docente deverá ter orientado pelo menos uma dissertação de mestrado, ou tese de doutorado, e ter publicado pelo menos um artigo em revista arbitrada internacional ou nacional, ou livro ou capítulo de livro, nos últimos cinco anos.

XI.4 O prazo para o credenciamento de coorientador no curso de doutorado será de 38 meses, contados a partir do inicio de contagem de prazo do aluno no curso.

XI.5 O prazo para o credenciamento de coorientador no curso de doutorado direto será de 38 meses, contados a partir do inicio de contagem de prazo do aluno no curso.

XI.6 O número máximo de orientados por orientador é 10 (dez). Adicionalmente, o orientador poderá coorientar até 5 (cinco) alunos.

XI.9 O orientador com credenciamento pleno deverá solicitar renovação de seu credenciamento a cada 5 anos. No recredenciamento será utilizado o mesmo critério para credenciamento pleno.

XI.10 Nos pedidos referentes ao credenciamento de orientadores externos (Jovem Pesquisador, Pós-doutorando, Professor Visitante, Pesquisador Estagiário e outros) deverão ser observados os seguintes aspectos:

• Justificativa circunstanciada do solicitante quanto à contribuição inovadora do projeto para o programa de pós-graduação;

• Identificação do vínculo do interessado (ex: jovem pesquisador), mencionando a vigência do programa e linha de pesquisa;

• Demonstrar a existência de infraestrutura (física, material e/ou de equipamento);

• Demonstrar a existência de recursos para financiamento do projeto proposto para orientação do pós-graduando;

• Manifestação de um professor da instituição ou supervisor, com a anuência do chefe do departamento ou equivalente, demonstrando concordância quanto à utilização do espaço para o desenvolvimento da orientação solicitada e à manutenção das condições para a execução do projeto do pós-graduando;

Curriculum vitae do interessado devendo constar, caso se aplique, as orientações concluídas e em andamento na USP e fora dela;

• Demonstrar a situação funcional e o vínculo institucional do interessado (caso o interessado não comprove vínculo institucional estável o período de permanência na instituição da USP deverá ser de pelo menos 75% do prazo máximo para o depósito da dissertação ou tese).

XII – PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

XII.1 As normas para apresentação de teses e dissertações na FMVZ estão pautadas no Regimento de Pós-Graduação da USP.

O trabalho final do curso de mestrado será uma dissertação e do curso de doutorado será uma tese, os quais poderão ser apresentados na forma tradicional ou na forma de artigos, seguindo formatação das “Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses” publicada pela biblioteca da unidade segundo diretrizes do SIBI-USP.
A tese/dissertação deverá conter os seguintes itens:

TESE/ DISSERTAÇÃO EM FORMATO CONVENCIONAL

ESTRUTURA:

PARTE EXTERNA:
Capa (obrigatória)

PARTE INTERNA:
Elementos Pré-Textuais
Folha de rosto (obrigatório)
Ficha catalográfica, elaborada pela Biblioteca, no verso da folha de rosto (obrigatório)
Parecer da Comissão de Ética (obrigatório)
Folha de avaliação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimento(s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo na língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário de acordo com a NBR 6027 (obrigatório)

Elementos Textuais:
1 INTRODUÇÃO
2 REVISÃO DA LITERATURA
3 OBJETIVOS
4 MATERIAL E MÉTODO
5 RESULTADOS
6 DISCUSSÃO OU RESULTADOS E DISCUSSÃO
7 CONSIDERAÇÕES/CONCLUSÕES

Elementos Pós-Textuais
REFERÊNCIAS (obrigatório)
GLOSSÁRIO (opcional)
APÊNDICE(s) (opcional)
ANEXO(s) (opcional)
ÍNDICE(s) (opcional)

TESE/ DISSERTAÇÃO EM FORMATO DE ARTIGOS

Os artigos deverão ser utilizados somente uma vez.

A utilização dos artigos neste formato deverá seguir as seguintes exigências:

O aluno poderá ser o primeiro autor do(s) artigo(s)ou, caso o aluno não seja o primeiro autor, o mesmo deverá apresentar uma declaração formal com assinatura de todos os coautores de que aquele artigo não foi e nem será utilizado em outra dissertação ou tese.

ESTRUTURA
PARTE EXTERNA:
Capa (obrigatória)

PARTE INTERNA:
Elementos Pré-Textuais
Folha de rosto (obrigatório)
Ficha catalográfica, elaborada pela Biblioteca, no verso da folha de rosto (obrigatório)
Parecer da Comissão de Ética (obrigatório)
Folha de avaliação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimento(s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo na língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário de acordo com a NBR 6027 (obrigatório)

Elementos Textuais:
1 INTRODUÇÃO (Geral)
2 (I ARTIGO) adotar o título do primeiro artigo
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 REVISÃO DA LITERATURA
2.3 MATERIAL E MÉTODO
2.4 DISCUSSÃO OU RESULTADOS E DISCUSSÃO
2.5 CONSIDERAÇÕES/CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS (obrigatório)
APÊNDICE(s) (opcional)
ANEXO(s) (opcional)

3 (II ARTIGO) adotar o título do segundo artigo
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 REVISÃO DA LITERATURA
3.3 MATERIAL E MÉTODO
3.4 DISCUSSÃO OU RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.5 CONSIDERAÇÕES/CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS (obrigatório)
APÊNDICE(s) (opcional)
ANEXO(s) (opcional)

4 CONSIDERAÇÕES/CONCLUSÃO (Geral)
Elementos Pós-Textuais
REFERÊNCIAS (opcional)
GLOSSÁRIO (opcional)
APÊNDICE(s) (opcional)
ANEXO(s) (opcional)
ÍNDICE(s) (opcional)

A ficha catalográfica deverá ser solicitada à Biblioteca pelo URL: http://www.fmvz.usp.br/biblioteca.

A inclusão de certificado de aprovação emitido por comissões de ética no uso e experimentação animal é obrigatório e seguirá regulamentação vigente.

Todos os elementos, com exceção ao Resumo ou Abstract, dependendo do idioma escolhido para a redação do texto, devem ser escritos em um único idioma, não sendo permitida a utilização de artigos em idiomas diferentes.

O depósito dos exemplares será efetuado pelo(a) candidato(a) no Serviço de Pós-Graduação até o final do expediente do último dia do seu prazo regimental. Para o mestrado, devem ser entregues 4 (quatro) exemplares impressos da dissertação, encadernados mais uma cópia em formato PDF e outra em formato DOC. Para o doutorado, devem ser entregues 6 (seis) exemplares da tese encadernados mais uma cópia da tese em formato PDF e outra em formato DOC. O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa, com anuência da Comissão Coordenadora de Programa (CCP) e encaminhamento da composição da banca, também, aprovada pela CCP com a data da defesa.

Na eventual necessidade de convocação de um membro suplente para participação na banca, o envio de cópia impressa da tese ou dissertação será de responsabilidade do aluno.

Caso haja necessidade de correção deverão ser observados os critérios estabelecidos pelo CoPGr através de Resolução específica e deverá ser encaminhada cópia digital da versão corrigida à secretaria do Programa.

As teses/dissertações que tiverem sua versão corrigida terão a original retida, tanto na biblioteca quanto no portal de teses e dissertações da USP, ficando pública somente a versão corrigida.

XIII – FORMAS ADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS

– Os estudantes serão avaliados semestralmente através de seus relatórios de atividades, conforme item XVII. 1 e 2. A CCP verificará a evolução dos itens (resumo das atividades dos relatórios anteriores; descrição das atividades realizadas no período, artigos publicados, aceitos e submetidos e cronograma de execução do projeto) dos relatórios verificando se os mesmos foram satisfatórios ou não.

XIV – AVALIAÇÃO ESCRITA NO JULGAMENTO DAS DISSERTAÇÕES OU TESES

Não se aplica.

XV. IDIOMAS PERMITIDOS PARA REDAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES

XV.1 Atendendo o art 89 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

XV.2 As Dissertações e Teses poderão ser redigidas e defendidas em
português ou inglês.

XVI – NOMENCLATURA DO TÍTULO

XVI.1 O estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Mestre em Ciências”. Programa: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

XVI.2 O estudante de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Ciências”. Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

XVII – OUTRAS NORMAS

XVII.1 Relatórios

XVII.1.1 Os relatórios deverão ser entregues obedecendo os prazos fixados pela CCP.

XVII.1.2 Os relatórios, com no máximo 20 páginas, deverão conter:

– Título e Resumo do Projeto de Pesquisa
– Objetivos
– Resumo das atividades descritas em relatórios anteriores (se for o caso)
– Descrição das atividades realizadas no período
– Artigos publicados (Anexar cópia dos artigos e capa da revista) ou carta de aceitação ou submissão do artigo.
– Referências Bibliográficas
– Cronograma de Execução completo, identificando atividades já realizadas e as futuras.

XVII.2 Créditos Especiais

A CCP poderá conceder, até doze créditos especiais do total de créditos em disciplinas, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto, considerando-se as seguintes atividades desenvolvidas pelo aluno:

XVII.2.1 No caso de trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, o número máximo de créditos especiais é igual a 3 (três).

XVII.2.2 No caso de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número máximo de créditos especiais é igual a 2 (dois).

XVII.2.3 No caso de depósito de patentes o número de créditos especiais é igual a 4 (quatro).

XVII.2.4 No caso de participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o aluno seja o primeiro autor, o número de créditos concedidos é igual a 1 (um).

XVII.2.5 No caso de participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).

XVII.3 Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias para Mestrado são:
VCI 5701 – Técnicas Aplicadas a Investigação em Anatomia
VCI 5770 – Preparação Pedagógica em Anatomia
As disciplinas obrigatórias para Doutorado e Doutorado Direto são:
VCI 5701 – Técnicas Aplicadas a Investigação em Anatomia
VCI 5770 – Preparação Pedagógica em Anatomia
VCI 5702 – Anatomia conceitual e analise crítica em pesquisa anatômica